Curriculum Vitae

Habilitações Académicas e Profissionais

Licenciado em Geologia -U.C., pós-Graduado em Tecnologia das Argilas, posteriormente adquire competências em gestão e organização da produção – Especialista Refa e Formação para Formador Refa complementadas com competências em gestão da qualidade (Eng. da Qualidade), Auditor, Pós-Graduado em 6Sigma ao nível Black Belt. MBA em Teoria das Restrições (ToC).

Actividade profissional desenvolvida como consultor e formador nas áreas do estudo e optimização do trabalho e do aumento da produtividade, da melhoria dos processos produtivos, da gestão da informação na produção, optimização de fluxos e balanceamentos de linhas, da implementação de sistemas e gestão da qualidade (ISO 9001).

Na área de Gestão da Produção elabora estudos de capacidade produtiva e eficiência de linhas, SPC, optimização de “lay outs” e postos de trabalho (tempos e métodos), sistemas de determinação e tratamento de dados – Melhoria da produtividade (cálculo de custos, estudos 6Sigma, lean management e gestão de projecto). Formador de cursos de Especialista Refa I. Experiência relevante na utilização de ferramentas D-FMEA, P-FMEA, A3, 8D, Além de Portugal participou e participa em projectos no Brasil, em Israel, em França e na Índia.

Lidera processos de implementação, revisão e manutenção de sistemas de gestão da qualidade. É auditor técnico (área da cerâmica e minerais não-metálicos) e auditor coordenador integrando diversas equipas de auditores internos. Ministra cursos de auditoria, sistemas de gestão da qualidade, sistemas de informação para aprovisionamento e controlo da qualidade; SPC; Sensibilização para a qualidade; a NP EN ISO 9001 – abordagem ao SGQ, entre outros. Mais de 12.000h de formação ministrada. Para além de Portugal prestou e presta serviço nesta área em França e na China.

Gestão da Produção

Técnica

experiência profissional

Estudos de capacidade produtiva e eficiência de linhas. Optimização de “lay outs” e postos de trabalho. Sistemas de determinação e tratamento de dados – Melhoria da produtividade; Cálculo de custos; Estudos 6Sigma; Lean management; Gestão de projecto.

participações mais relevantes

Grohe Portugal; Fábrica da Vista Alegre; Bollinghaus Steel; Triumph International (fábricas do Brasil e Portugal); Viveiros Monterosa; Ortal Diecasting (fábrica em Israel). Grupo Maike (4 fábricas em França); Onassis Auto Lda (fábrica na Índia); Roop Automotive, Lda (fábrica na Índia); Janz – Contagem e gestão de fluidos S.A.; Alualpha S.A.; Matecerâmica S.A.; Fabriscape S.A

Formação

experiência profissional

Formador de cursos de Especialista Refa I; diversos cursos de organização e gestão da produção, optimização de postos de trabalho (5S’s), gestão de stocks e logística, “lean manufacturing”, SPC e 6 sigma. Custos e orçamentação
Nº de horas leccionadas – cerca de 6500.

participações mais relevantes

Cursos Refa para qualificação de Especialista Grau I – Centro de Formação da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã – DUAL.
Cursos de formação Refa: Continental-Mabor; Efapel; Grohe Portugal; Vitrohm; Codan.
Gestão de Stocks e Logística: Dual; F. A. Chagas.
5 S’s (organização de postos de trabalho): Grupo Lusoceran.
Gestão da produção / Lean production / 6 sigma: Know-How Consultores; Cerâmica da Abrigada; Promol; Cenfim.

Gestão da Qualidade

Técnica

experiência profissional

Implementação, revisão e manutenção de sistemas de gestão da qualidade
Auditor técnico (área da cerâmica e minerais não-metálicos) e auditor coordenador integrando diversas equipas de auditores internos.

participações mais relevantes

Clínica Ortodôncia A. Korrodi Ritto; Cerâmica do Liz; IFQ; Cosbar; Schunk Portugal; Anhui Zhongding Sealing Parts Co., Ltd (fábrica na China); Frank & Pignard (3 fábricas em França); Moldegama; Auditor: Grupo Apolo-Maronagrés; Grupo Sanitana; Lusoceran; Bordalo Pinheiro; Félmica; Farmoeste; Farbeira Cofarbel Farcentro; Associação Nacional de Farmácias.

Formação

experiência profissional

Cursos ministrados em empresas e Centros de Formação,: Auditorias, Qualidade,  Sistemas de informação para aprovisionamento e controlo da qualidade; SPC; Sensibilização para a qualidade; A NP EN ISO 9001 – abordagem ao sistema da qualidade / implementação e gestão de sistemas de gestão da qualidade; Gestão da qualidade; A qualidade e a gestão do processo produtivo.
Nº de horas leccionadas – cerca de 5000

participações mais relevantes

Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV); Crisform; Cencal; Cenfim; DHVTecnopor; Gabinae; IDT; Tomix; Joper; Secla; Fundição de Dois Portos; Farbeira Cofarbel Farcentro.

Gestão das Organizações

Formação

experiência profissional

Sistemas organizacionais e introdução à gestão; estrutura e comunicação organizacional; planeamento; planeamento estratégico; Responsabilidade Social das organizações.
Nº de horas leccionadas – cerca de 600.

participações mais relevantes

Acções de formação e formação/acção em projectos com as seguintes entidades: Gabinae; Airo; Nersant; Óbidos.com; Núcleo Inicial/AIP.

Partilhar Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+